sábado, 7 de maio de 2011

O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA





A educação não pode desconsiderar a nova realidade, as novas relações que se estabelecem entre os seres, a velocidade das informações. É fundamental que a escola e seu corpo docente não sejam alijados do ecossistema comunicativo proporcionado pelas TICs, que está em permanente mudança, o que requisita contínuo aprendizado. O professor deve dinamizar suas aulas com o uso de ferramentas na qual o aluno se identifica além de procurar novas alternativas tecnológicas que os estimulem a avançarem nas pesquisas e na melhoria da qualidade do ensino.
A aplicabilidade dessa ferramenta só terá êxito se houver uma capacitação dos professores para orientar no uso adequado dos recursos tecnológicos e se o aluno for co-autor do seu processo de aprendizagem.
O uso pedagógico do blog possibilita um canal de comunicação valioso entre professor e aluno e entre aluno e aluno. Ele pode ser utilizado de várias maneiras e de modo criativo, já que com os novos recursos é possível adicionar fotos, filmes e outras novidades ao blog. São inúmeras vantagens no uso do Blog como ferramenta pedagógica. Além de ser divertido e prazeroso ele permite refletir sobre nossas colocações e editar um texto que achamos que não ficou bom. Permite a troca de experiências com colegas e agrega as opiniões de todo grupo. Aproxima professor e aluno, torna o trabalho visível e o que é mais interessante o aluno deixa a criatividade fluir, cria seus próprios textos e quando não o fazem, procuram selecionar melhor o conteúdo que vai ser colocado no Blog, um sinal de que ele está pesquisando sobre o tema. Deixa de lado a mesmice de copiar e colar.
Retirado do Blog Professor Na Pauta segue alguns exemplos de uso pedagógico dos Blogs nas escolas:
Blog de apoio às atividades de classe: os blogs podem servir como meios auxiliares para se “propor tarefas” ou para “receber tarefas”. Por exemplo, você pode publicar uma poesia e pedir aos seus alunos que “comentem a poesia”, como faria em sala de aula com textos impressos, a única diferença é que esses comentários ficam publicados no seu blog;
Blog de registro de projeto: você pode usar blogs para registrar o andamento de um projeto, onde além de você, os grupos de alunos que participam do projeto também podem escrever no blog (ou por meio de comentários ou diretamente, publicando textos eles mesmos sob sua supervisão). Imagine por exemplo que sua escola participe de um projeto de reciclagem, todas as atividades do projeto, desde as reuniões iniciais até o os resultados finais, podem ser documentas de forma bem rica (usando imagens, textos, filmes, depoimentos gravados, etc.) no blog;
Blog institucional da escola: uma escola pode (e realmente deve) possuir um site ou um blog (que é bem mais simples de criar e manter do que um site) onde publique as notícias, eventos, avisos, comunicados, horários, dados dos professores e da escola, etc., a fim de facilitar sua comunicação com a comunidade. Muitas escolas já possuem blogs e os utiliza como uma forma de prestar contas à comunidade e de informar melhor suas ações
Blog de uma disciplina: como a atualização de um blog requer que seu autor (ou autores) publique novas matérias regularmente, em algumas escolas os professores de uma dada disciplina se unem e mantêm um blog para a disciplina toda. Nesse blog se podem publicar dicas para os alunos, materiais extras, datas de provas, provas resolvidas, listas de exercícios, etc., e os alunos podem compartilhar materiais de diversos professores sobre um mesmo assunto.

Nesse contexto o uso de inovações tecnológicas como a ferramenta Blog em sala de aula passa a ser uma possibilidade a mais de recurso pedagógico e diversificação das aulas.

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